CURSO DE EXTENSÃO ONLINE
PSICOLOGIA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES
PSICOLOGIA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES
• Perdas, morte e luto.
• Conceito de Morte escancarada
• Importância dos rituais.
• Conceito de Luto, Luto coletivo e luto complicado.
• Trauma e luto traumático.
COORDENAÇÃO
ELAINE ALVES
Psicóloga clínica (CRP 06/30847-1); Docente e Pesquisadora; Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia USP (IPUSP), tema de pesquisa: Crises, Emergências e Desastres; Doutora em Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, tema: Perdas, Morte e Luto; Mestre em Bioética; Especialista em Psicologia do Luto; Membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte – LEM-IPUSP; Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres – CEPED-USP; Sócia-Fundadora da Empresa Prestar Cuidados em Psicologia; Idealizadora do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres – NIPED; Organizadora e Coordenadora de cursos; Livros e artigos publicados; Ministrou a disciplina de Pós-Graduação: Psicologia em Emergências e Desastres, no Instituto de Psicologia USP. Formada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU – CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.
Já vista em:
Professores Confirmados:
Profª. Drª. Dafne Rosane Oliveira
Psicóloga (UNESP Bauru) e professora universitária. Mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano (USP). Formação em Redução de Riscos e Desastres e Desenvolvimento Sustentável (CIF-OIT). Participa do LEM-USP (Laboratório de Estudos sobre a Morte); é pesquisadora no CEPED-USP (Centro de Estudos em Desastres) e parceira no NIPED (Núcleo de Intervenções Psicossociais em Emergências e Desastres) da Prestar Cuidados.
Profª. Drª. Débora Noal
Psicóloga, Pesquisadora e Pós-Doutoranda em Saúde Mental e Desastres (FIOCRUZ, 2019-2021), Doutora (UnB, 2018) e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB, 2014), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá). Desde 2008 desenvolve junto a Médicos Sem Fronteiras trabalhos relativos ao cuidado em saúde a populações e trabalhadores que vivenciam desastres e epidemias nos continentes Americano, Africano e Asiático em países como: Haiti, República Dominicana, Brasil, Guiné, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Líbia, Tunísia e Quirguistão. Membro da “Equipo Regional de Respuesta en Salud” da Organização Panamericana da Saúde (2015/Atual).
Psicóloga Júlia Bartsch
Psicanalista e Psicóloga formada há mais de 15 anos e mestranda em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Além da atuação em consultório particular e atenção a populações em risco em diferentes projetos em São Paulo, desde 2008 já esteve em projetos em Saúde Mental junto a grandes organizações humanitárias internacionais, como Médicos Sem Fronteiras e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sendo a atuação mais recente a posição de Referente Técnico em Saúde Mental em respostas a COVID-19 para Médicos Sem Fronteiras no Brasil.
Profª. Drª. Maria Júlia Kovács
Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia USP (IPUSP); Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do LEM-IPUSP; Diversos livros, capítulos de livros e artigos publicados. Referência Nacional e Internacional na área de Psicologia da Morte e do Luto.
Psicóloga Ingrid Betty
Formada pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, com especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da USP e Gestão de Organizações e Pessoas pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Mestranda da UNICAMP, com estudos em saúde mental no trabalho.
Profº. Sidnei Furtado Fernandes
Coordenador Regional de Defesa Civil da Região Administrativa de Campinas, Órgão CEDEC da Casa Militar do Gabinete do Governador; Atua na área de Defesa Civil desde Julho de 1983; Diretor do Departamento Defesa Civil de Campinas; Coordenador da Câmara Temática de Defesa Civil – RMC; Integrante do Grupo de Apoio aos Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil; Promotor Brasil da Campanha “Construindo Cidades Resilientes”- Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos e Desastres – UNISDR.
BENEFÍCIOS